Levando jovens cientistas para o público de massa? Quadro “Jovens Inventores” do Caldeirão do Huck.

O programa de auditório da Rede Globo Caldeirão do Huck começou recentemente a exibir um novo quadro denominado “Jovens Inventores”, mostrando as histórias e os projetos de jovens cientistas de todo o país. As 3 primeiras semanas do quadro incluíram a participação de jovens que participaram da FEBRACE e da MOP.

A semana de estréia do quadro em 23/11, o programa destacou a pesquisa de Letícia Vinhal Pereira, Matheus Pains Soares Santana e Welles Júnior de Oliveira de Patos de Minas de Minas Gerais que participaram da FEBRACE 2013, com esta pesquisa, então entitulada “O incrível quiabo – na medicina ele ganhou superpoderes”:

‘Inventores’: quadro estreia no Caldeirão do Huck e premia boas ideias pelo Brasil

Imagem

A segunda semana (30/11) o quadro destacou a pesquisa realizada pelos estudantes Antonio Tôrres Geracino, Francisco Jociel de F. Fernandes e Huguenberg de Oliveira Santos de Apodi, Rio Grande do Norte, entitulado “Uso de Cera de Abelha no Revestimento de Frutos” na FEBRACE 2013,  onde foram premiados com o Primeiro Lugar em Ciências Agrárias e também reconhecidos com o Primeiro Lugar em Empreendedorismo:

Inventores do Rio Grande do Norte criam cera que conserva frutas

cera

Neste mais recente final de semana, no terceiro episódio deste quadro, o programa destacou o projeto SISMAR  – Sistema Integrado a Sensores de Monitoramento de Áreas de Risco de Isaias P. Campos Júniior, participante das MOP 2012 e 2013, bem como de diversas edições da FEBRACE.

Alarme que alerta sobre desabamentos é premiado no Caldeirão

Parte 2 e Parte 3 do quadro com Isaias.

sismar

Apesar da definição “Inventores” parecer reducionista para definir jovens que estão trabalhando com pesquisa e desenvolvimento de projetos seguindo o método científico ou o método de engenharia, é ao mesmo tempo gratificante ver o público em massa reconhecer neles exemplos a serem seguidos. Como é comum em nossos discursos, o “Brasil não é só feito de samba e futebol, mas também podemos fazer ciências e engenharia”, com jovens precisam receber mais estímulo e valor.

As próximas semanas, o quadro continuará a destacar outros personagens, incluindo outros participantes da MOP e da FEBRACE, não deixe de conferir e se você acha que é uma iniciativa válida, não deixe de escrever a produção do programa e a Rede Globo que você quer ver mais iniciativas como esta.

Paralelamente continuaremos nos nossos esforços de descobrir jovens talentos em todos o país. Você pode também nos ajudar a espalhar isto. Confira:

MOP 2013 divulga os finalistas premiados.

O Comitê de Seleção da FEBRACE estará se reunindo nos próximos dias para definir os finalistas participando pela submissão direta, que se juntarão aos finalistas já selecionados pelas Feiras Afiliadas da FEBRACE para participarem como os Finalistas da FEBRACE 2014. A FEBRACE divulgará a relação de finalistas que participarão da Mostra de Finalistas em Março de 2014 no dia 18/12 no site oficial da FEBRACE: www.febrace.org.br

Não sabe por onde começar, não deixe de conferir a nova ferramenta lançada pela FEBRACE em parceria com a Intel do Brasil a plataforma de Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia – APICE, lançado oficialmente alguns dias atrás, de uso gratuito: http://apice.febrace.org.br/

E para recapitular, confira abaixo (e compartilhe) o vídeo resumo de 11 anos da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Isto vai muito além de uma feira de ciências, é um programa continuo:

 

Anúncios

27 Comentários

Arquivado em Feiras de Ciência, Vale a pena Assistir, Vale a pena Ler

27 Respostas para “Levando jovens cientistas para o público de massa? Quadro “Jovens Inventores” do Caldeirão do Huck.

  1. Ramiro Meira Júnior

    Gostaria de apresentar algumas ideias e projetos, tenho como principal projeto um sistema de sensor de desabamento de teto e em segundo lugar tenho um projeto e um cofre pronto para apresentação. esse cofre é codemagnético.

  2. edmar

    gostaria de saber como participar do quadro jovens inventores do programa do luciano hulk,obrigado

  3. Ramiro Meira Júnior

    Olá pessoal, preciso urgente participar do quadro jovens inventores do caldeirão do Hulk

  4. David silva moraes

    eu também gostaria de saber como participar desse quadro.

  5. claudinei de moraes

    gostaria de participar tb do ‘ jovem cientista ‘ porém ñ consigo me inscrever , tenho uma fórmula de apenas uma linha que substitui aquela ‘ chata ‘ e demorada fórmula que achei na rede de 4 pgs de caderno de fazer e achar a
    area de um objeto de forma circular , ou irregular . E ainda m 3 , metros cubicos de uma piscina por ex ;

  6. claudinei de moraes

    area de ‘ terreno irregular ‘
    lado mais lado , dividido por – 4 – quatro , soma – se todos lados , transforma o em um quadrado , o resultado da – se em metros ao quadrado .

  7. claudinei de moraes

    objetos ; oval ou circular
    usa – se trena ou fita métrica p / medir os valores pequenos , tipo medida da boca de um copo.
    grandes medidas , extensoes existem ‘ plantas ‘ de arquitetura .
    passa – se a fita metrica no circulo , poe – se em linha reta , mede – se seu perimetro , transforma – o quadrado , faz – se lado x lado . o resultado da – se em metros ao quadrado .

    • claudinei de moraes

      Vala. Uma idéia surge com a necessidade de se resolver algum Problema.
      Pois é, quantas vezes ñ vi por aí ‘ Terrenos Alagados ’.
      Por outro lado, vi tb a solução:
      O Terreno todo feito ‘ Valas ‘ de 1 m , em forma de xadrez.
      Assim tendo a chance da água ‘ Escoar ’ p / dentro da ‘ Vala ‘.
      E por final escoar p / um córrego.

  8. claudinei de moraes

    Para fazer um Iogurte sem o Adicional de Conservantes e outros produtos químicos ,
    100 % natural , é só :
    Pegar um (1) litro de leite
    Adicionar 2 ( dois ) limões cortados ao meio , Açúcar ou Adoçante à Gosto.
    Se quiser fazer c / sabores adicione Suco em Pó de Abacaxi , morango , uva , etc.
    Fica meio cremoso.
    Se preferir Bata no liquidificador!

  9. Alesandro schwarz

    Boa noite me chamo Alesandro.
    Eu gostaria de participar do programa jovens inventores.
    Meu projeto e o seguinte:
    Uma casa totalmente sustentavel,nao desperdica agua,luz,vento.Ela e totalmente automatizada e seu jardim e com plantas certificadas para nao se ter um grande impacto ambiental.
    Obrigado e boa noite

  10. clecio clecio santos

    ola doa tarde para todos…tenho o projeto para o cadeirante pegar ônibus..si alguém queira mi ajudar….

    • Ana lucia

      ola clecio santos… eu tenho um amigo que tem um projeto parecido com seu…ele fabrica carro pequeno com adaptação de guidom de moto e o assento e a protona e a própria cadeira de roda e tem adaptação de rampa atras.. para que ele entra no carro por si próprio.

  11. Carlos Sousa

    Tenho um projeto da qual, melhora a purificação da água, usando compostos simples sem agressão ambiental.

  12. Carlos Felipe

    Fisioterapeuta – pós em Trauma-Ortopedia. Desenvolvi um equipamento de saúde, que ajudará em 60% no processo de reabilitação de pacientes com problemas osteoneuromusculares. Ex: AVC, Hemiplégicos, paraplégicos, Esclerose Lateral Amiotrófica, Atrofia muscular, estimulação neural, etc. Meu contato: 085-9631-0756 ou 085-8804-2308. Email: lipe22ko@hotmail.com . Não tenho verba para patentear meu protótipo. Tenho 7 encomendas mas não posso vender se não outra pessoa poderá patentear. Quero vencer o quadro jovens inventores do caldeirão do Hulk para ajudar pessoas do mundo inteiro. Obrigado!

  13. bruno

    brunohenrich96@gmail Oi. Tenho um projeto que pode revoluciona os novos carros, um carro elétrico que gera sua própria energia não divulguei ainda o projeto eh simples e eh fácil só eu preciso de recursos sou pobre, te garanto que minha ideia eh ótima quero ajuda pra mim apresenta esse projeto. Por favor me retorne esse email pra poder falar pessoalmente.

  14. Tawana Melo

    Gostaria de apresentar um projeto de Urbanismo, que pode solucionar um grave problema social.

  15. pedro luiz

    oi sou pedro luiz de sorocaba a 2 anos tento entrar em contato com governo de sp para que analizem minhas ideias a respeito da falta de agua e energia a tempos ja tinha certeza do que iria acontecer no sistema hidrico do pais mas ninguem nos ouve sera que haveria uma forma de poder ser ouvido com ajuda de um programa de tv? grato se puderem me ajudar e ajudar o brasil ficaria grato pois o problema da falta de agua e enrgia vai piorar muito ainda ate que o governo acorde e escute novas propostas ,,,grato pedro pppedroluiz@gmail.com

  16. Alessandra Macedo

    Sou professora de eletrônica e meus alunos criaram uma janela inteligente para chuva e uma casa sustentável e inteligente para idosos e deficientes.

  17. 73273133

    Pessoal, olha essa ideia pra ajudar no combate aos mosquitos.
    Gostaria de saber se qualquer pessoa que tiver uma ideia sustentavel e inovadora pode participar do quadro e como faço?

  18. Geraldo

    Gostaria de entrar em contato via E-mail com o inventor e pesquisador do Mato Grosso que criou a pastilha para eliminar o Aedes aegypti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s