Não Percam: “O Discreto Charme das Particulas Elementares”.

A TV Cultura (em São Paulo) estará exibindo hoje um programa especial com uma discussão pioneira sobre as Particulas Elementares de forma educacional e irreverente.

Assista ao vídeo abaixo com uma pequena prévia do programa:

Marcelo Tas que faz uma participação especial no programa comenta sobre ele em seu blog:

Em 2005, eu ainda estava na TV Cultura, fui procurado por Maria Cristina Abdalla, cientista brasileira que havia passado alguns anos na Europa trabalhando num tal acelerador de partículas chamado CERN. Já tinha ouvido falar desse laboratório que usa um túnel circular de dezenas de quilômetros, no subsolo da fronteira Suíça-França. Mas nunca pensei que um dia na vida ia encontrar em carne e osso um dos nerds que ficam lá dentro da terra, bisbilhotando os pedacinhos dos pedacinhos que fazem as coisas ser o que são.

Cristina havia publicado um livro onde tentava contar para leigos como funciona a tal física quântica. Queria minha ajuda para fazer dele um programa de televisão. Quase fugi correndo com medo do papo de nerd que isso ia dar. Mas foi abrir a primeira página do livro- o sensacional “O Discreto Charme das Partículas Elementares”- e me apaixonei por esse assunto tão presente na vida de todos e tão desconhecido de todos nós.

As conversas com Cristina e a equipe que se criou em torno do projeto na TV Cultura começaram a ficar cada vez mais longas e fascinantes. Muitas fichar caíram. Percebi que já estamos há tempos convivendo com a física quântica no dia-a-dia mesmo sem perceber. Quando falamos no celular ou manipulamos imagens na tela de um computador ou iPod, literalmente atravessamos a matéria com o eletromagnetismo natural do corpo ajudados pelo estudo desses cientistas que vivem no universo sutil e ultra microscópico das partículas.

Mas o tempo passou, eu saí da Cultura sem ver a idéia virar realidade. Eis que no início deste ano, surge a inabalável professora com o roteiro, a equipe de TV pronta para as filmagens e um convite gentil para eu fazer uma pequena participação como ator no especial. Parabéns para a TV Cultura, que na próxima segunda-feira, seguramente se torna a primeira emissora do mundo a abordar assunto tão importante quanto desconhecido de forma precisa e divertida.

Ficha Técnica:

“O discreto charme das partículas elementares”
Exibição: segunda-feira (10/11), às 19h30, na TV Cultura
Duração: 52 minutos
Roteiro: Claudio Yosida e Dani Patarra
Direção: Ricardo Elias
Ass. de Direção: Joyce Abram Martirani
Produção: Lina Mauro

Atores:
Marcelo Tas – apresentador de TV
Giovanni Delgado – Rafa
Sheyla Coelho – Marina
Flávia Garrafa – professora Helena
Ivo Müller – professor Maxwell

Participações especiais:
Professora Maria Cristina Abdalla – autora do livro “O discreto charme das partículas elementares” – UNESP (Universidade Estadual Paulista)
Professor Francisco Caruso Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro
J. A. Helayel Neto – Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas do Rio de Janeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vale a pena Ler

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s