Dicas para Jovens Cientistas.

As informações abaixo, vem de um artigo publicado originalmente na Edição 4 do informativo FEBRACE Acontece, e traz dicas da Profa. Dra. Roseli de Deus Lopes que podem ser úteis para o jovem começando um projeto, ou mesmo para aqueles que tem vontade de realizar um projeto, mas não sabe por onde começar.

Prof. Dra. Roseli de Deus Lopes - Coord. Geral da FEBRACE

Prof. Dra. Roseli de Deus Lopes - Coordenadora Geral da FEBRACE

Dicas para um jovem cientista

1) Uma parte importante da atividade do cientista é saber observar e identificar os problemas e necessidades. Um bom cientista deve estar atento à realidade que o cerca.

2) Nenhum pesquisador trabalha inteiramente sozinho, e nenhum aprende sozinho a pesquisar. A ajuda de colegas e a orientação de alguém mais experiente são fundamentais para a pesquisa e a formação do pesquisador.

3) Os cientistas também enfrentam dificuldades financeiras. Porém, em algumas situações, quando você não possui ou não pode adquirir todos os materiais para conduzir a pesquisa, tente procurar materiais alternativos que possam substituí-los. Essa solução pode ser inovadora.

4) O interesse pelo tema escolhido é importante. Tente usar a sua experiência e a criatividade não apenas no realização do trabalho de pesquisa, mas também na escolha do que pesquisar.

5) Não desamine se ao desenvolver seu projeto você chegar à conclusão de que a hipótese que você formulou não é válida. Mostrar que uma hipótese não é válida, ou que uma determinada estratégia não serve para validar ou não uma hipótese, é também um resultado importante.

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Vale a pena Ler

7 Respostas para “Dicas para Jovens Cientistas.

  1. camila

    bom. estou no começo de um projeto na escola com meus colegas .estamos na oitava serie e estamos muito empolgados.este projeto está ligado a area de farmaco.
    as dicas da professora são otimas,pois não sabiamos nem como dariamos o primeiro passo .somos alunos da FUNDAÇÂO BRADESCO ESCOLA DE CANUANÂ .
    obrigada !
    att:camila evelin ,dayusa rodrigues,marisa diniz,jonh lennon ,luana machado.

  2. Raquel

    Gostei muito das dicas, vão me ajudar muito no projeto.

  3. Flávio Melo

    Profª eu tenho muitas dúvidas a respeito da FEBRACE. A maior de todas é se o projeto tem que já ter sido finalizado ou não? Pois eu criei um bom projeto e gostaria de envia-lo para avaliação da FEBRACE.

  4. sud fernando lucas reis

    como eu me lnscrevo

  5. pedro henrique

    eu quero falar sobre uma esperincia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    com uma bacteria. ela é meio complicada de falar assim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s